sábado, 28 de junho de 2008

BRIOPHYTA NO CERRADO


Tirei essa foto na viagem pro Parque Nacional das Emas em Goiás, no fim do ano passado. Como voces sabem briófitas vivem em locais úmidos, e áí não é diferente. Essa região é próxima a nascente de um rio. Muito foda!


Por que briófitas vivem em locais úmidos? A cutícula impermeabilizante não está presente nessa divisão do reino metáfita e além disso, a fecundação (anterozóide + oosfera) ocorre somente na presença de água.


Por que tem tamanho reduzido? Porque não exitem vasos condutores de seiva, xilema e floema. O transporte de substancias se dá por difusão entre as células. O transpote por difusão é extremamente ineficiente quando comparado com o transporte via vasos condutores de seiva, alcançando aproximadamente 1 mm.


Ciclo reprodutivo. Os gametófitos, dióicos, são duradouros, haplóides e clorofilados. A fecundação ocorre no gametófito feminino, o anterozóide "nada" até encontrar a oosfera, dando origem ao esporófito diplóide, que é temporário e depende nutricionalmete do gametófito, pois é aclorofilado. Na cápsula do esporófito estão as células germinativas que por meiose darão origem aos esporos. Meiose espórica. Estes germinam dando origem aos novos gametófitos.


Interessante: a partir de pteridófitas ocorre uma inversão da fase duradoura, ou seja, o esporófito diplóide é quem perdura no ambiente e o gametófito haplóide passa a ser temporário. Qual é a vantagem evolutiva de manter no ambiente a fase diplóide e não a haplóide?!

Nenhum comentário: