domingo, 22 de junho de 2008

HEMIPTERA NA CORTINA





Em meio à zona que é a minha casa, surgiram alguns ovinhos na cortina. Pronto. O espírito de biólogo se manifestou. Acompanhei por uma semana o desenvolvimento desses artrópodes.

As insetos podem ser classificados quanto à metamorfose (uma mudança na forma e na estrutura do corpo) :

Ametábolos: apresentam desenvolvimento direto, não passando por metamorfose. Ex.: traças

Hemimetábolos: apresentam metamorfose incompleta ou parcial, onde as ninfas se assemelham com os adultos, exceto pela ausência de asas. Ex.: hemipteras (como esses da janela), baratas, grilos.

ovo --> ninfa --> adulto (imago)

Holometábolos: metamorfose completa ou total, onde as larvas são totalmente diferentes dos adultos. Ex.: borboletas, moscas, abelhas.

ovo --> larva --> pupa --> adulto (imago)

video youtube: http://www.youtube.com/watch?v=yt5tqykEgug

37 comentários:

Fantini disse...

Nossa! Muito legal o desenvolvimento desses ovos. O que achei mais interessante foi a disposição dos ovinhos. Muito organizados, né? Além do mais são estruturas que possuem formas de adesão, afinal estão na cortina (em possição vertical) e ainda assim não cai. Muito show!!!

Anônimo disse...

Por favor me falem se são perigosos, encontrei esses ovinhos numa riuoa do varal do meu apartamento.

Unknown disse...

Gente na minha casa começou a aparecer por toda parte incluindo cama sofá cadeiras geladeira centenas de ovinhos que vai de branco a amarelados sendo que eles se solidificam e até pra tirar com água é complicado. Fico assustada pq não sei qual é o bicho que põe esses ovos e se trazem algum malefício a saúde já chegou vezes de estarem até em peças íntimas. Alguém me ajuda?

Unknown disse...

Gente na minha casa começou a aparecer por toda parte incluindo cama sofá cadeiras geladeira centenas de ovinhos que vai de branco a amarelados sendo que eles se solidificam e até pra tirar com água é complicado. Fico assustada pq não sei qual é o bicho que põe esses ovos e se trazem algum malefício a saúde já chegou vezes de estarem até em peças íntimas. Alguém me ajuda?

Unknown disse...

Aqui em casa também dá direto esses ovinhos. O mais interessante é a organização, todos bem enfileirados e quando parece que eles "saem" dos ovinhos, são feitos outros ovinhos, assim ficam ums "vazios" transparentes e uns vermelhos enfileirados em volta dos vazios. Mas acho que isso faz mal para a pele, pois estou com um machucadinho na boca que nunca melhora, quando viajei por agora no carnaval minha boca melhorou 100%, uma noite q passei em casa já, deu pus novamente e coceira.

Unknown disse...

Tem aparecido aqui na minha casa tbm... Em peças íntimas, e nas roupas do meu bb, que ficam no varal....
Já encontrei ovinhos na cor vermelha e verde. Alguém sabe me dizer de q bicho é esse ?

Gabriela Gömes disse...

Isso é percevejo (Maria Fedida é o nome mais popular)

Unknown disse...

Que nojoo. Quem tem isso em suas casas, tirem.

Quando eu vi um desse pela primeira vez eu tive um troço

Unknown disse...

Gente e daí que é "enfileiradinho" "organizadinho". É ovo de bicho!!! Removam essa nojeira das coisas. Misericórdia vocês estão preocupados com a aparência da.coisa e esquecendo que pode conter vários germes aí. Eu hein

Unknown disse...

Nas minha roupas sempre aparece será que e perigoso

Unknown disse...

Alguém pode me responder

Unknown disse...

Sempre que tiro a roupa do varal em alguma sempre tem esses ovinhos são marrons é de Maria fedida também

Unknown disse...

Descobri, estes ovos são de uma aranha nova que foi descoberta.

Unknown disse...

E perigoso esses ovinhos ? Como acabar com isso na minha casa parece sempre

Unknown disse...

Gente , esses ovos da imagem são prejudiciais à saúde, eu achei alguns na minha cortina

Tanira disse...

Apareceu em minha toalha que estava estendida no varal. Estou muito assustada. Favor me ajuda como combater para não aparecer mais.

Unknown disse...

Gente PROVAVELMENTE É DE PERCEVEJO OU MARIQ-FEDIDA

Unknown disse...

Gente PROVAVELMENTE É DE PERCEVEJO OU MARIQ-FEDIDA

Unknown disse...

Achei marrons e uns que parecia que já acha nascido em um vestido guardado? O que faço? Lavo todas as roupas ?

Anônimo disse...

que aranha manokkkk é ovinho de maria fedida:)

Anônimo disse...

sao perigosos nao KKKK, eles sao ovinhos de maria fedida e como acabar so nao deixar janelas abertas ou colocar alguma tela pra nao entrar

Anônimo disse...

aparece aqui em casa direto nao faz mal a saude e são de maria fedida

Claudia disse...

Deixem os bichinhos em paz. Prejudicial é o ser humano. Por sermos ignorantes estamos morrendo vítimas de terremotos, tissunames, tempestades... O planeta Terra nos detesta porque detestamos a Natureza. Acordem! Nojo? Nojo tenho de nós.

Claudia disse...

Encontrei esses ovinhos LINDOS na fralda da minha bebê. Os retirei com cuidado e coloquei-os em um copinho plástico. Nasceram! Estão lindinhos. Estou esperando poderem voar e cumprirem seu papel na natureza. E vcs, CUMPRAM O SEU. PRESERVEM A NATUREZA! ACORDEM!

Unknown disse...

Na minha janela apareceu grudado mas eram rosinhas pareviam pérolas.

Anderson dos santos disse...

Vc é doente!...

Anderson dos santos disse...

Vc é doente!...

Anônimo disse...

Ah vai tomar bem no meio da olhota!

Cris disse...

Falou tudo. Nós humanos que somos a desarmonia. Não ligue para os ignorantes.

Cris disse...

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 achei hoje num abajour, tirei com cuidado e coloquei na natureza. Espero que tenha salvo os bichinhos.

Unknown disse...

Tembem gostaria de saber

Unknown disse...

Claudia adorei isso...menina ...vc disse tudo.....A TERRA NOS DETESTA
..Porque não somos capazes de cuidar dessa natureza maravilhosa.....quanto aos ovinhos não fazem nenhum mal...é de Maria fedida ou percevejo...e quando nascem 3 a 4 dias depois somem ...vão embora...é só retirar as cascas esbranquiçadas...e tocar a vida....afinal nós fazemos tanto mal a natureza que o mínimo é deixa-los nascer em um lugar que eles acham que é seguro...aqui em casa sempre tem nos alumínios das janelas.

Anônimo disse...

Procura como Maria Fedida ... aqui em casa apareceu e ela coloca os ovinos nas roupas no varal ...

Anônimo disse...

Maria Fedida aqui em casa tbm aparece nas roupas , toalhas

Anônimo disse...

Percevejo

Anônimo disse...

Eles sugam nosso sangue. Por isso eles dão nas roupas. São atraídos pelo cheiro do sangue, quando nascem eles dão picadas e sugam a gente. Melhor mesmo evitar dentro de casa, ninguém gosta de ser picado por mosquito né

Anônimo disse...

Na minha também mas eu não sei anda oq é .